...

9 de junho de 2013

As Quatro Estações do Casamento

O Inverno - Parte 1

pág. 24 -31

                      Os casamentos no inverno caracteriza-se pela frieza, dureza e amargura. Os sonhos da primavera são cobertos por camadas de gelo. e a previsão do tempo alerta para chuvas frias. Se o marido e a esposa conversam, isso consiste em simplesmente logística: quem fará o que e quando. Se os dois tentam falar sobre relacionamento conjugal, a conversa normalmente acaba com uma discussão que continua não resolvida. Alguns casais simplesmente vivem em silêncio frio. Em essência, eles levam vidas independentes, embora vivam na mesma casa. Os cônjuges culpam um ao outro pela frieza do relacionamento. 
                     
O que leva um casal à estação do inverno no casamento? Resumindo: A rigidez   - a má vontade de considerar a perspectiva da outra pessoa e de se esforçar para chegar a um acordo significativo. Todos os casais enfrentam dificuldades, e todos eles têm diferenças. Essas diferenças podem concentrar-se no dinheiro, nos parentes por afinidade, na religião ou em qualquer outra área da vida. Os casais que não conseguem acertar essas diferenças vão se ver no meio do inverno - uma estação do casamento que não foi criada pelas dificuldades da vida, mas pelo modo que o casal responde a essas dificuldades. Quando um ou ambos os cônjuges insistem na conhecida expressão: "É do meu jeito, senão nada feito!", eles estão levando o casamento para o inverno.
                     O inverno na vida conjugal pode durar um mês ou trinta anos. Pode começar três meses depois do casamento ou acontecer na meia-idade. Pode concentrar-se em uma área problemática ou compreender a vida inteira. Cada estação do casamento vem acompanhada de de certas emoções, atitudes e ações. A interações desses fatores determina se o casal permanecerá em uma estação ou passará de uma estação para a outra.

As emoções do inverno.

                    A dor, a raiva e a frustração, muitas vezes seguidas pela solidão e por um sentimento de rejeição, são algumas das emoções do inverno. Todas as emoções de um casal que se acha no inverno revelam frieza, dureza e amargura que se agarram ao casamento. 

As atitudes do inverno.

                       As atitudes são a maneira pela qual pensamos no que - ou interpretamos o que - experimentamos na vida. Com frequência, falamos de pessoas que têm uma atitude negativa ou uma atitude positiva. Sobre a atitude, eu me refiro ao modo pelo qual uma pessoal normalmente responde às coisas que acontecem na vida. A estação do inverno no casamento é caracteriza por atitudes negativas.
                         No inverno temos a tendência de ver o pior. Percebemos os problemas como coisas grandes demais e as situações como coisas bem definidas. Imaginamos que as divergências demoram muito tempo e nunca podem ser resolvidas. Temos a tendência de culpar nosso cônjuge pelo fracasso de nosso relacionamento ("Se ele tivesse..., "Se ela tivesse...). Essas atitudes alimentam emoções que vão de um leve desânimo a uma total falta de esperança.   

As ações do inverno.

                        Nossa tendência natural no meio do inverno é evitar as intempéries o máximo possível. Quando o tempo esfria, ficamos dentro de casa para nossa própria sobrevivência e esperamos a temperatura aumentar ou a mudança da estação. No inverno de um casamento, é possível que haja a tendência semelhante de "evitar as intempéries". Os cônjuges podem recolher-se dentro de si mesmo, encolhendo-se e tentando sobreviver à fria estação, esperando a primavera, mas sem tomar certos passos positivos para levar seu casamento à primavera. No entanto, ao contrário das estações do ano, as estações de um casamento normalmente não mudam sem alguma ação positiva - a menos que seja uma mudança de mal a pior.

Continua ...


As Quatro estações do Casamento - Gary Chapman 

4 comentários:

  1. vim deseja uma bela tarde tudo de alegria.
    www.samukatraquina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Imoni difícil não se emocionar com esse texto. Só posso dizer que me emocionei bastante
    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lilia, passei pelo inverno e nada é fácil!!! Sair dele é uma decisão, hoje entendo que casamento, amor não é sentimento e sim uma decisão, decidir prosseguir, concertar, refazer, perdoar!! Não desistir!

      Excluir

Comenta vai!
Nós adoramos!