O Desenvolvimento


Juliana é a concretização do meu grande sonho “SER MÃE”, foi uma gravidez planejada, bem acompanhada, mas como você querida leitora sabe na 34ª semana ela nasceu, desde do seu nascimento sempre procurei anotar tudo e por isso decidi compartilhar com você o seu desenvolvimento.

A descoberta:
Descobri que estava grávida no dia 20 de julho de 2007, foi um dia de euforia, gritos, pulos, choro, nunca vou me esquecer, papai, vovó, titia, amigos todos ficaram eufóricos com a notícia. Fizemos exame de sangue e ultrassom para confirmar, não conseguíamos acreditar, mas era verdade a Ju já estava se formando dentro de mim! Veja sua primeira fotinha:



Comecei logo o pré-natal, minha primeira consulta foi no dia 23 de julho de 2007, a médica assustada disse: “Mãe eu sabia que você ia engravidar, mas não tão rápido!”. E assim seguimos com consultas, exames, vitaminas.
7 meses 
Estava indo tudo bem, mas de repente minha pressão subiu e tiveram que fazer um parto cesariano de urgência. A Ju nasceu, lembro-me tão bem do seu chorinho, toda roxinha e tão pequenina, 1350g, mas seu apgar era 9-9, nossa ela era forte! Lembro-me tão bem do pediatra dizendo pra mim: Mãe sua filha está bem, muito bem! Ela foi levada para UTI Neo Natal de outra maternidade, pois a da maternidade onde nasceu estava lotada, e ela precisava de cuidados espaciais, eu permaneci longe dela por 8 dias até receber alta, só então pude ir visitar minha filha. Foi um dia tão difícil pra mim, chorei tanto, mas busquei forças em Jesus e continuei ali do lado dela.
A Ju era diferente, não me olhava nos olhos, nem tinha reação alguma quando eu chegava, demorou mamar no pieto, no copinho foi rápido, mas no peito. Por isso permaneceu  na UTI para ganhar peso e aprender a mamar.
primeiros dias na U.T.I. Neo-Natal

O dia tão sonhado da alta chegou e fomos para casa. Todos se assustaram pois nunca tinham visto uma criança tão pequena. Quando ela saiu da UTI estava pesando 1965g e media 43 cm, tão pequena minha flor.
2 meses (Já em casa)

Fui acompanhando seu desenvolvimento anotando tudo na carteira de vacinação.

Desde o nascimento até 2 meses:

·        Reconhecia e acalmava-se com a minha voz;
·        Olhava no rosto das pessoas próximas;
·        Prestava atenção quando ouvia sons e assustava-se com ruídos inesperados e altos.
·        Respondia com um sorriso.

Comecei a perceber atrasos:

·        Quando coloca de bruços, levanta a cabeça e os ombros.    4 meses

6 meses

5 meses

·        Segue com os olhos pessoas e objetos que estão perto dele.  4 meses
·        Brinca com a voz e tenta “conversa”, falando aaa,ggg,rrr.   5 meses
·        Descobre as mãos, começa a brincar com elas e gosta de leva-las à boca.  6 meses
·        Senta com apoio.  5 meses
·        Vira-se sozinho e rola de um lado para o outro. 1 ano
·       Agarra brinquedos com argolas e chocalhos, segurando firme e resistindo se alguém tenta tirá-lo de sua mão.  6 meses
·        Ficar sentando sem apoio. 9 meses
·        Precisa de espaço no chão, pois começa a arrastar ou engatinhar. 2 anos e 6 meses
·        Passa objetos de uma mão para a outra. 10 meses
·        Gosta de ficar com quem conhece e pode estranhar pessoas desconhecidas. 9 meses
·        Repete sons como “pa-pa”, “ma-ma”, “ba-ba”. 12 meses (Parou depois de uma internação recentemente só ma-mã).
·        Ficar de pé apoiando-se em móveis ou ajuda de uma pessoa. 1 ano e 6 meses (Parou depois da internação)

1 ano e meio

1 ano e meio


·        Bate palmas . 18 meses
·        Entende ordens simples como “dá um beijo na mamãe”. 2 anos
·        Gosta de escutar pequenas histórias e músicas. 1 ano


Hoje com 4 anos a Ju ainda não anda, não fala e se alimenta por gastrotomia, compreendemos tudo o que ela quer, é bem seletiva no que gosta, dvd’s, músicas, brinquedos, pessoas... Um grande marco é sua alegria, isso não lhe falta um belo sorriso em seu rosto,  estamos investindo nas estimulações pois sabemos que ela vai romper seus limites, pois mamãe e papai estão com ela e Jesus também zelando por todos nós! Cada criança tem seu ritmo, o importante é não desistir!

4 anos



Topo