Os dois hemisférios


O nosso cérebro é composto por dois hemisférios, o direito e o esquerdo, que se comunicam a partir um feixe de fibras nervosas denominado corpo caloso.

Esses hemisférios estão conectados ao sistema nervoso a partir de uma conexão cruzada, assim o hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo, enquanto o hemisfério esquerdo controla o direito.

Cada um desses hemisférios tem características diferentes. O lado esquerdo trabalha a linguagem, fala, lógica, números, matemática, sequência e palavras e o lado direito trabalha arima, ritmo, música, pintura, imaginação, imagens, modelos e harmonias.



O hemisfério esquerdo vai ser sempre o mais "acadêmico", mais "estudioso" e o hemisfério direito vai ser o mais "artístico", mais "criativo".

Algumas pessoas usam mais o hemisfério esquerdo, e outras, mais o direito. O ideal é encontrar o equilíbrio, aprendendo a utilizar os dois hemisférios do cérebro e, assim, alcançar os benefícios da conciliação entre suas competências.

O fato de usarmos mais um dos lados, não nos impede de desenvolver o outro e, se o fizermos, teremos uma máquina mais capaz e completa.

DIREITO


ESQUERDO

por Tânia Regina Simões Pereira


Minha filha não tem o corpo caloso completo, porém os dois hemisférios estão intactos e é nisso o meu atual foco, como fazer  os dois se comunicarem? 
Hoje aprendi técnicas para trabalhar exatamente isso, hoje já sei como dar o primeiro passo para ensinar as cores, as formas, o alfabeto, pequeno, médio e grande e outros coisas que com tempo estarei publicando. 

Hoje incia-se uma nova etapa, ensinar da maneira certa utilizando aquilo que ela tem e esquecendo o que ela não tem. Sei que só o primeiro passo, há muitos desafios pelas frente, mas Deus me fez indesistível!




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comenta vai!
Nós adoramos!

Topo