Gastrostomia e a nossa experiência


Gastrostomia é uma abertura feita cirurgicamente no estômago para o meio externo, com finalidade de facilitar a alimentação enteral para o cliente e administração de liquidos, quando a mesma está impossibilitada por via oral. Indicado quando esta via alternativa necessita ser mantida por mais de um mês.

A alimentação: uma delas é o de alimento diluído onde o paciente receberá rapidamente uma grande quantidade de alimento, com a duração de aproximadamente de trinta minutos. A outra, será através de gravidade contínua, onde o paciente receberá quantidades menores que serão administradas por meio de um fluxo constante, em média de oito a vinte e quatro horas. 
Algumas crianças (pacientes) recebem o do governo uma alimentação especial (ex: Nutren Jr, Fortini, Nutrine...) juntamente com equipos e frascos, e isso é direito de todos, há um processo claro, mas nunca se perde. 




Cuidados com Sonda da Gastrostomia, que servem também para Jejunostomia (que será postado em breve):
A sonda é presa à parede do abdômen, mas é útil fixá-la com fita adesiva hipoalergênica ou esparadrapo para evitar trações e deslocamentos acidentais. Seguir as orientações do enfermeiro quanto ao curativo. Em caso de deslocamento, vazamento ao redor da sonda, dor no momento da administração da dieta, interromper a infusão e procurar o seu médico ou equipe que o acompanha.

Os cuidados:
Para evitar a obstrução são os mesmos que para a sonda nasoenteral:  Por ser muito fina, a sonda pode entupir-se facilmente, impossibilitando a administração da dieta enteral. Para evitar este problema:
- injetar, com uma seringa, 40 ml de água filtrada, fervida e fria na sonda, antes e após a administração da dieta ou de medicamento;
- observar os cuidados com a administração de medicamentos: Se o médico prescreveu medicamentos a serem administrados pela sonda, proceder da seguinte maneira:
• medicamentos líquidos: aspirar o volume prescrito com a seringa e injetar pela sonda;
• comprimidos e drágeas: amassar e dissolver em água, misturando bem; aspirar com a seringa e injetar pela sonda.
Administrar os medicamentos um a um. Injetar água após cada medicação, para evitar que se misturem na sonda, podendo entupir a mesma. Existem medicamentos que não devem ser administrados pela sonda; verificar com médico responsável pela prescrição.
- em caso de obstrução, injetar lentamente 20 ml de água filtrada, fervida e morna ou refrigerante tipo cola. Atenção: a sonda pode se romper caso a pressão para injetar a água for muito forte .



Juliana é gastrostomizada a princípio foi muito difícil cheguei a postar aqui: 

Mas depois da cirurgia as coisas mudaram e vi que a decisão tomada foi a correta:

É uma decisão muito difícil mas necessária e o que leva os médicos a tomarem essa decisão é a disfagia, que algumas crianças com ACC ou outro problema neurológico desenvolvem... e o que é disfagia? Assista o vídeo e vc entenderá melhor.




Olha as fotinhas do Ju antes da gastro:




Algumas horas depois da cirurgia (a cirurgia dura cerca de 15 a 20 minutos):

passei um ano sem ver esse rostinho direito, esse dia eu fiquei maravilhada em vê-la sem aquela sonda, muito linda!!!!!

Agora olha ela hoje como está?

Hoje com a estimulação ela já bebe água, suquinho, líquidos e acreditamos que logo ela volta a se alimentar...Ah a gastrostomia é reversível a qualquer hora pode ser removida a sonda e o ferimento feha em 2 dias no máximo!

10 comentários

  1. Olá Imoni!!! Estou conhecendo mais um pouco sobre a Ju e sua alimentação!! Vcs juntas são indesistíveis! Parabéns!! Que Deus derrame muitas bençãos em sua família!

    Abraços
    Adriana
    www.minhamaricotamaricotinha.com

    ResponderExcluir
  2. OLA M CHAMO CRIS TENHO MINHA AVÓ DE 75 ANOS TEM ALZAYMER,O MÉDICO PROPOS GASTRO ELA FICA VISIVEL?CORRE O RISCO DELA PUXAR OU SEJA ARRANCAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ela fica a altura do estômago e corre o risco de arrancar, mas vcs só devem matê-la vestida. No início parece um bicho de sete cabeças, mas com o tempo a gente se adapta e tudo fica perfeito, com certeza a gastro é mais qualidade de vida para os cuidadores e para o paciente. Desculpa a demora em responder!!

      Excluir
  3. Extremamente importante sobre disfagia, vou utilizar destas informações para procedimentos com meu pai, de 93 anos.
    Obrigado.
    Luiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer poder ajudar as pessoas a terem mais informação. Obrigada pela visita!

      Excluir
    2. É um prazer poder ajudar as pessoas a terem mais informação. Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oiii eu sou vaninha e a mãe da Isabelly de sete anos já foi indicado pra ela colocar sonda mais eu sou meio resistente a idéia pq tenho medo ela n ganga peso de jeito nenhum ela pesa só doze quilos mais eu tenho medo que depois que colocar sonda ela pare de se alimentar pela boca então por isso sou resistente eu queria saber se depois de colocado a criança pode comer ainda pela boca

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Vaninha. Pode se Alimentar pela boca sim, a depender da dificuldade de deglutição dela. A gastro vai ajudar Ela a ter uma nutrição necessário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe teve um ganho de peso de 10k após 1 ano de uso da gastro. Ela tem disfagia severa e só vivia desnutrida

      Excluir
  6. Olá me tenho um bebê de 8 meses que faz o uso da gtm hoje e button... Ele tem uma Boa deglutição mas não sente apetite devido uma doença que se chama Hiperisulinismo ( contrário da diabetes) fico muito triste de ve lo com a gtm nos priva muito devido o tempo de infusão do leite. Mas ele come sopinha e sobremesa pela boca . mesmo triste foi a melhor coisa q fiz por ele hoje ele engorda bem e antes ao engordava nada por mes era baixo peso hoje está acima do peso que precisa. ... E difícil Mas não me arrependo pois sei que estará sempre bem alimentado . qdo colocou a gtm teve muitas nauseas e vômitos ... Depois q o organismo adaptou tudo acabou ... Qdo fez a substituição pelo button tb teve nauseas e vômitos até a adaptação hj ele pesa 8.400 e saiu do hospital com 4 meses e com 5 kilos ... Depois de 4 meses engordou 4,500 super bom ....

    ResponderExcluir

Comenta vai!
Nós adoramos!

Topo