POR QUE SOFREMOS?
Por: Imoni Braz
INTRODUÇÃO
Desejo através deste estudo compartilhar com você algumas respostas que tenho recebido de Deus sobre o sofrimento. As muitas dores que tenho passado me levaram a muitas indagações, e essas indagações me levaram a sofrer mais ainda, pois enquanto elas me consumiam, algumas pessoas tentavam responder, e as setas do inimigo também, essas setas vinham em meus próprios pensamentos e também pela boca de alguns que me rodeavam, não os posso chamá-los de amigos, pois ofenderia aqueles que me consolaram e oraram por mim.
Durante um bom tempo sofria porque achava que minha dor era minha culpa, eu errei então tenho que pagar pelos meus erros. Depois comecei a me revoltar contra Deus, pois olhava ao meu redor e observava que outras pessoas também cometiam erros, porém não sofriam as conseqüências, estava como o salmista do Salmos 73 e assim como ele busquei em Deus as respostas, pois me negava a acreditar que Deus me tratava de um jeito e a outros de outro jeito. Através do estudo da Palavra e da oração fui encontrando em Deus respostas para minha dor e tenho vivido a cura de Deus através da sua doce palavra.
Por que sofremos?
A palavra de Deus está repleta de capítulos e versículos sobre sofrimento. Desde o Gênesis até Apocalipse. Vemos o sofrimento de Adão quando perdeu a comunhão com Deus, por muitas dores ele passou, teve que viver com uma mulher que o conduziu para o erro e com o convívio com ela creio eu, aprendeu a perdoar, depois perdeu o seu amado filho Abel pelas mãos de seu também amado filho Caim e juntos sofreram, sofreram muito, desde então a dor, a desgraça, entrou no mundo e a todos sejam ricos ou pobres, jovens ou velhos, justos ou injustos, todos, absolutamente todos os homens passam por momentos de extrema dor, perda, traição, doença, separação... Em Eclesiastes 9:2 diz: “ Tudo sucede a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como o que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.
As tribulações fazem parte deste mundo mau, é necessário que entender isso, ainda que exista a lei da semeadura, e alguns assim insistem em julgar uns aos outros, devemos aprender que a origem da dor, não foi o meu ou o seu erro, mas sim o erro cometido lá no Edén por Adão e Eva, Gn 3:17c diz “ Maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.”. Imagine você, uma mulher boa filha, nascida em um lar evangélico, obediente a Deus e a seus pais, que se guardou para seu marido e com ele servem ao Senhor com alegria, depois de alguns anos de casada descobre que não pode ter filhos, ora pelo milagre, mas o mesmo não acontece, os anos passam e mesmo sendo fiel a Deus morre sem ter tido nem um filho se quer. Já outra mulher que vive uma vida promiscua tem vários filhos. O que você me diz disso? E quanto ao filho obediente, que tem uma vida reta, trabalha incansavelmente e honestamente, porém não consegue subir na vida e só ganha para o sustento. Porém outro mafioso, assassino vive como rei nesta terra. O que pensar sobre isso? Deus tem duas balanças? E a lei da semeadura? Onde se encaixa aí?  Provérbios 20: 10 diz: “ Duas espécies de peso e duas espécies  de medida são abominação para o Senhor, tanto uma coisa como outra.”  Jesus disse em João 16:33 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; este mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”
Temos que entender que enquanto estivermos aqui neste mundo passaremos por muitas dores, porém precisamos lembrar que não estamos sozinhos. Cristo nos prometeu o Consolador João 14:16 diz: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.”
( Consolador significa chamado para ajudar ou consolar)
O Consolador nos ajuda em nossas dores e fraquezas. Na tribulação não podemos agir como quem não conhece a Deus, nos amargurando, revoltando ou pagando o mal com o mal. Em Eclesiastes 7:3 diz: “Melhor é a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.”
            Precisamos aprender com a dor e nos tornar pessoas melhores, cheias de amor, semelhantes a Cristo que sofreu as nossas dores, venceu o mundo para que através da sua vitória sejamos vitoriosos, ele é o primogênito entre muitos, e nós estamos incluídos entre esses muitos filhos de Deus.
            Em 1 Pedro 5:10  o apóstolo Pedro nos diz que o nosso período de dor é pouco, por que pouco? “Por que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Rm 8:18).
Nenhum sofrimento pode ser comparado com a glória eterna. Nossa dor não durará para sempre, mas nossa vida com Cristo sim, será eterna, nunca acabará, eternamente seremos felizes. 
Por isso devemos aprender com a dor, e nos tornar seres humanos melhores, parecidos com Cristo, que tudo sofreu, tudo suportou por nos amar demais.
4 RAZÕES PARA PERMANECER .
1 Pedro 5: 10
“E o Deus de toda graça, que em Cristo Jesus vos chamou à eterna glória; depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos
aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.

1ª. RAZÃO
ELE ME APERFEIÇOARÁ: Tornar mais perfeito, concluir com esmero; adquirir maior grau de instrução ou aptidão.
2 co 13: 11a diz: “Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos.”
    A palavra usada aqui é katartizo (grego) que significa ajustar; por em ordem novamente; restaurar; consertar;
Em João 3:3 diz: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.” 
Esse nascer de novo significa nascer da Palavra de Deus. Abandonar as coisas que aprendemos no mundo e absorvermos os ensinamentos da Palavra de Deus. O mundo nos diz que devemos amar que nos ama, já a Palavra de Deus nos ensinar a amar nossos inimigos (Lc 6:27).
2ª RAZÃO
ELE CONFIRMARÁ MINHA FÉ: Afirmar modo absoluto, sustentar, manter, comprovar.
Isaias 41:19 – "Não temas, porque eu sou contigo, não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com  minha destra fiel.”
3ª RAZÃO
ELE ME FORTIFICARÁ: Tornar mais forte, prover força.
Força espiritual: somente aqui é usada a palavra grega sthenos,  que significa prender e fortalecer para que não haja perigo de separação, quebra ou deformação.   
Isaias 40: 31 – “ mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”
Salmos 29: 11ª – “O Senhor dá força ao seu povo.”
4ª RAZÃO
ELE ME FORTALECERÁ NA FÉ: Palavra grega “themelioo” que significa boa fundação.
Quando falo de fundação lembro-me da Parábola das duas fundações em Lucas 6: 47-49 diz o seguinte:
Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.
Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa
Por mais que as circunstâncias da vida nos entristeçam, por mais difíceis que sejam os nossos problemas devemos lembrar que todas as coisas cooperam para o nosso bem, ainda que não entendamos o que Deus está fazendo, porque que as coisas não são como nós queríamos, porque nossos sonhos não serão realizados, lembremo-nos que os planos de Deus são mais altos que os nossos e que ele trabalha para o nosso bem. É tempo de crescermos e absorvermos tudo o que Deus está nos ensinando. Nada de amargura ou desilusão, pois o melhor de Deus está por vim.
Os nossos melhores dias não estão em nossas lembranças, em nosso passado, mais os nossos melhores dias estão por vim!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comenta vai!
Nós adoramos!

Topo